privacidade

Você já deve ter copiado um link para compartilhar e ao colar se deparou com um link muito maior do que o endereço copiado, cheio de letras e números que não fazem o menor sentido? Acontece que softwares sociais como os apps como Facebook e Google dependem da renda de anúncios para obter receita precisam dar seus pulos para coletar o máximo de informações dos seus usuários e então direcionar os anúncios certos. Normalmente eles apenas coletavam os dados dos usuários por baixo dos panos sem se preocupar com a transparência, mas durante 2021 vimos uma guerra pela privacidade iniciada pela Apple, além das novas leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil e na Europa.

Se você for usuário do iOS já viu que os apps agora pedem permissão para acessar dados com localização. Se você não for, ainda assim já reparou que agora quase todos os sites possuem um aviso informando que se você permanecer no site, está autorizando o armazenamento de coockies em seu navegador. Pois bem, esses cookies são essenciais para os sites ‘conhecerem o comportamento dos seus usuários’ e assim saber como direcionar os anúncios certos para terem mais chances de que os anunciantes concretizem suas vendas. No entando, alguns apps como o Safari, navegador do iOS, já possuem configurações que impedem que qualquer site colete dados ou armazene cookies sem autorização do usuário, o que afetou drasticamente os ganhos de apps como o do Facebook.

Assim, foi necessário achar uma saída para continuar acompanhando o comportamento de cada usuário. Ai que entra o parâmetro “fbclid” do facebook, chamado de Facebook Click-ID, um parâmetro adicionado automaticamente aos links externos dentro dos seus apps. Observe a postagem abaixo:

privacidade

Ao passar o mouse ou clicar e abrir o link, você verá que foi direcionado para a página corretamente, mas esse parâmetro a mais permite também ao facebook saber quando e que você visitou essa página. Inclusive se você enviar esse link por e-mail ou chat para alguém que nem sequer possua conta no facebook, mesmo assim o facebook saberá que um usuário X visitou essa página. Imagine que você envie agora em um grupo de whatsapp. Com esse parâmetro, cada pessoa que clicar no link, o facebook ficará sabendo. É literalmente um identificador de click. Sabendo o app quem é ou não o usuário que clicou!

E como eu escapo dessa vigilância?

Por sorte é bem simples: Toda vez que for compartilhar um link, apague o parâmetro “?fbclid” e tudo o que vier depois” \O/

(sim, é só isso mesmo, e eles não mais saberão quem está clicando naquele link)

Alias, o ponto de interrogação nunca faz parte do endereço propriamente dito, é digamos que “um caractere reservado para parâmetros” e tudo o que vier depois dele não fará nenhuma diferença na hora do direcionamento. Vale também observar que o Google também possui o seu próprio identificador de click, o GCLID, que funciona da mesma forma e você também pdoe remover na hora de compartilhar. Não só você vai deixar a URL mais amigável, como vai impedir (ou pelo menos dificultar bastante) o rastreamento.