Trilhas de Aprendizagem2025-01-05T05:40:06+00:00

Trilhas de Aprendizagem em

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

As trilhas de ciência e tecnologia são nossas jornadas com duração de um ano letivo (10 meses) que mesclam encontros de aula e participações em eventos, viagens e diversas olimpíadas.

Nas aulas são abordados assuntos como programação, robótica, eletrônica, tecnologias digitais, segurança digital, internet das coisas, web, inteligência artifical e cybercultura.

Os encontros de estudos acontecem semanalmente e a turma é orientada de perto por um professor especialista no assunto, que avalia constantemente o progresso do estudante oferecendo atividades personalizadas para garantir que ele irá crescer sempre a partir de seu conhecimento prévio.

Como uma escola, nossos aventureiros participam de eventos locais (promovidos pelo próprio espaço) até eventos nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica.

Trilha 0: Explorer

Projetos Maker e Robótica com WeDo e Spike. Programação com linguagens visuais e Microbit. Instrumentalização digital para uso do computador, em ambientes de produtividade e uso seguro da web.

  • A partir do 1º ano (AI)
  • Máximo até o 3º ano (AI)
  • Estar entre os 6 aos 8 anos
Conhecer

Turma anual – 40 encontros

Trilha 1: Trainee

Projetos STEAM de Robótica com WeDo e Spike. Programação com linguagens visuais e Microbit. Desenvolvimento da fluência digital, modelagem e impressão 3D e ferramentas colaborativas web.

  • A partir do 3º ano (AI)
  • Máximo até o 6º ano (AF)
  • Estar entre os 7 aos 11 anos
Conhecer

Turma anual – 40 encontros

Trilha 2: Junior

Projetos STEAM e Robótica Móvel com Spike e EV3. Programação e desenvolvimento de games. Introdução à eletrônica e robótica open hardware. Ferramentas de modelagem e impressão 3D

  • A partir do 5º ano (AI)
  • Máximo até o 8º ano (AF)
  • Estar entre os 9 aos 13 anos
Conhecer

Turma anual – 40 encontros

Trilha 3: Senior

Projetos de eletrônica e automação IoT. Programação com linguagens textuais e web dev. Redes de computadores, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Robótica Móvel, modelagem e impressão 3D.

  • A partir do 8º ano (AF)
  • Máximo até o final do EM
  • Estar entre os 13 aos 18 anos
Conhecer

Turma anual – 40 encontros

Nível Explorer

Começando com a Trilha Explorer, eles se familiarizam com a tecnologia por meio de projetos maker, robótica com LEGO WeDo e Spike, e programação com Micro:bit, enquanto aprendem o uso seguro e produtivo do computador. Esses conhecimentos são essenciais para que a criança compreenda o funcionamento da tecnologia ao seu redor e desenvolva habilidades iniciais de lógica e criatividade, fundamentais para solucionar problemas no mundo moderno.

  • Projetos Maker e Robótica com WeDo e Spike.
  • Programação com linguagens visuais e Microbit.
  • Instrumentalização digital para uso do computador, em ambientes de produtividade e uso seguro da web.

📸 Lab STEAM: Projetos de robótica

📸 Lab de Computação: Aulas de modelagem 3D

Nível Trainee

Na Trilha Trainee, os alunos ampliam sua fluência digital, mergulham em projetos STEAM mais complexos e exploram modelagem e impressão 3D, além de ferramentas colaborativas da web. Essa etapa os prepara para atuar em um ambiente cada vez mais conectado, promovendo o trabalho em equipe, a organização e a aplicação prática de ideias criativas, competências indispensáveis em qualquer área profissional no futuro.

  • Projetos STEAM de Robótica com WeDo e Spike.
  • Programação com linguagens visuais e Microbit.
  • Desenvolvimento da fluência digital, modelagem e impressão 3D e ferramentas colaborativas web.

Nível Júnior

Já na Trilha Junior, os estudantes avançam para robótica móvel com Spike e EV3, criam seus próprios games e iniciam-se na eletrônica e robótica open hardware. Ao desenvolver projetos mais sofisticados, eles aprendem a lidar com desafios técnicos e a transformar suas ideias em soluções reais, habilidades que serão valiosas para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico.

  • Projetos STEAM e Robótica Móvel com Spike e EV3.
  • Programação e desenvolvimento de games.
  • Introdução à eletrônica e robótica open hardware.
  • Ferramentas de modelagem e impressão 3D

📸 Lab STEAM: Aulas de robótica móvel

📸 OBR: Olimpíada Brasileira de Robótica (Bronze Estadual 2024)

Nível Sênior

Finalmente, na Trilha Senior, os alunos dominam projetos de automação e IoT, aprendem programação em linguagens textuais e desenvolvimento web, exploram ciência de dados e inteligência artificial, e continuam a expandir seus conhecimentos em robótica e modelagem 3D. Essa trilha final os prepara para compreender e atuar nas tecnologias emergentes que moldarão o futuro, capacitando-os para criar, inovar e liderar em um mundo digital.

  • Projetos de eletrônica e automação IoT.
  • Programação com linguagens textuais e web dev.
  • Redes de computadores, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
  • Robótica Móvel, modelagem e impressão 3D.

NOVIDADES

Ir ao Topo