INVENTURA EXPERIENCE

Pesquisa realizada no Reino Unido pela Micro:bit Educational Foundation, agora, nas escolas do Brasil.

A Educação começa a responder às necessidades da “Indústria 4.0” ou, da também chamada, Quarta Revolução Industrial”, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria. Na Educação 4.0 o aluno torna-se o protagonista, ou seja, as atividades realizadas evidenciam sua autonomia e responsabilidade perante suas ações.

As necessidades e objetivos da Educação 4.0 baseiam-se no conceito de Learning by doing, ou seja, Aprender fazendo. Este conceito traz a ideia de que, quem está na escola hoje, vai aprender coisas diferentes, de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’ mão na massa’’.

Pioneirismo no Brasil com o Programa INVENTURA EXPERIENCE

Pensando neste momento em que se faz tão urgente aprimorar e desenvolver as futuras gerações, foi criado o Programa Inventura Experience, desenvolvido em parceria com a Micro:bit Educational Foundation: organização sem fins lucrativos que tem a missão de inspirar alunos de todo mundo a criar o seu melhor futuro digital. Sua sede fica na Inglaterra, onde lançou o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações. A programação da placa é baseada em blocos, método que desafia o aluno a usar uma sequência lógica para resolver problemas ou executar ações.

A fundação conduziu uma pesquisa com alunos do Reino Unido, que mostrou, principalmente, o crescente interesse dos alunos no assunto e a facilidade e engajamento dos alunos com a programação.

Os resultados, em números, são muito significativos:

– 90% dos estudantes afirmaram que a ferramenta mostrou que qualquer um pode programar;

– 86% disseram que a ciência da computação ficou mais interessante;

– 88% concordaram que a codificação não é tão difícil quanto achavam;

– 45% disseram que seguiriam carreiras em profissões relacionadas à Ciência da Computação;

– 45% de aumento do número de meninas que disseram que escolheriam a computação como carreira.

Tendo como objetivo avaliar o impacto e a importância da programação para o desenvolvimento de habilidades da Educação 4.0 no Brasil, chegou a vez das nossas escolas embarcarem nesta pesquisa. Para participar do programa, as escolas interessadas precisaram se candidatar a uma vaga, inscrevendo uma turma de 5º ou 6º ano, de até 40 alunos.  Seus perfis foram analisados pela equipe especialista do comitê Inventura e do BBC micro:bit, considerando, principalmente, a capacidade de viabilização das etapas do projeto e o interesse pela inovação da escola.

Uma vez selecionadas, as escolas receberam os materiais e a agenda para a etapa da formação remota. Os materiais foram disponibilizados para uso com subsidio do Inventura e do BBC: micro:bit, sem custos. O projeto será acompanhado do início ao fim pelos especialistas responsáveis e, quando encerrado, as escolas receberão um relatório personalizado e também o report geral da pesquisa.

Pensar em inovação é pensar que podemos – e devemos – capacitar nossos jovens a estarem sempre preparados para o futuro. Eles devem ser plenamente capazes de responder às necessidades do mercado profissional que enfrentarão, e, pensando que grande parte das profissões que eles irão exercer, ainda não foram nem criadas, faz todo o sentido esse aprimoramento de habilidades e conhecimentos.

Capacitar nossas crianças para o futuro é nossa obrigação, e, por esse motivo, o projeto Inventura Experience é indubitavelmente um grande passo rumo ao sucesso de nossas crianças.