A tecnologia e a computação hoje são onipresentes em diversos aspectos de nossas vidas: na maneira como acessamos conhecimento, buscamos e trocamos informações, na comunicação com outras pessoas, nos sistemas de saúde, transporte, produção de bens e serviços, entre outros. Neste contexto, é fundamental que os jovens aprendam os conceitos, mecanismos e implicações destas áreas, de forma que possam atuar criticamente enquanto cidadãos do século XXI.

Separamos alguns materiais que podem auxiliar sua escola a elaborar um currículo de Computação:


Currículo de Referência do CIEB (Centro de Referência para a Educação Brasileira).

Este currículo de referência, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, está organizado em três eixos – cultura digital, pensamento computacional e tecnologia digital –, subdivididos em conceitos. Cada conceito propõe o desenvolvimento de uma ou mais habilidades, para as quais são sugeridas práticas pedagógicas, avaliações e materiais de referência.

Acessar o Currículo na Página do CIEB


Referenciais de Formação em Computação para a Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação)

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entende que é fundamental e estratégico para o Brasil que conteúdos de Computação sejam ministrados na Educação Básica. Este documento trata das competências e habilidades para os eixos (Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital) que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. O documento apresenta uma proposta que, para ser implementada em escolas, deve ser adaptada para o respectivo contexto escolar.

Acessar o Documento na Página da SBC